Você precisa escolher um segmento bem específico do mercado, afinal ninguém é autoridade em tudo, concorda comigo? E quem não escolhe uma área para deixar como “carro chefe” na advocacia, quem fica como generalista acaba competindo por “preço e praça” no que eu chamo de “leilão dos honorários”, pois não tendo nenhum diferencial competitivo o potencial cliente só vê o preço e, naturalmente, escolherá pelo mais barato e lá se vão seus honorários lá “para o chão” e não é isso que você quer, não é?
Portanto, escolha a sua parcela do mercado (nicho) e seja um expert nisso e você verá que só tem a ganhar. E, não! Você não vai perder nada. Poderá trabalhar com as outras áreas em parcerias com colegas, mas esse é um assunto para outro post. 😉
Sei que é uma das escolhas mais difíceis e quero deixar algumas estratégias importantes para ajudar você. Aí vão:
✅ Brainstorming: Anote todas as áreas de atuação que tem em sua mente; pense nas várias possibilidades e faça uma lista (como uma “chuva de ideias”). Fazendo uma lista fica mais fácil escolher por exclusão.
E dica de ouro rs… você tb pode interligar algumas áreas afins e criar um nicho específico.
✅ Avalie seus talentos e habilidades. O que gosta de fazer? O que faz seu coração vibrar? Isso é fundamental. Afinal, trabalhar com paixão e com propósito também te destacará dos demais e será o seu “combustível” diário.
✅ Qual é a sua experiência anterior? O que já experimentou que gostou de fazer? Ou quais matérias mais se identifica desde a faculdade? Reflita sobre isso também.
✅ Qual público mais se identifica e gostaria de atender? Pessoa física? Pessoa jurídica (de pequeno, médio ou grande porte)? Gostaria de atender só mulheres, por exemplo? Ou tanto faz?
Em minha metodologia de posicionamento e de modelo de negócios em treinamentos fechados e mentorias tenho muito mais a aprofundar, mas estou certa de que esse artigo já pode te ajudar muito!
À partir das respostas você terá a escolha do seu nicho e com isso poderá falar e “vender” para um público qualificado que precisa do que Você tem para entregar.
E aqui começamos a definir a persona. E sobre a persona farei um post específico com dicas para que você comece 2024 com tudo!!!
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Te espero por lá! Um abraço!