Você precisa escolher um segmento bem específico do mercado, afinal ninguém é autoridade em tudo, concorda comigo? E quem não escolhe uma área e se posiciona como generalista acaba competindo por “preço e praça”, pois não tendo nenhum diferencial competitivo o potencial cliente só vê o preço e, naturalmente, escolherá pelo mais barato, deixando de valorizar o seu trabalho e não é isso que você quer, não é?
Portanto, escolha a sua parcela do mercado (nicho) e seja um expert nisso e você verá que só tem a ganhar. E, não! Você não vai perder nada. Poderá trabalhar com as outras áreas em parcerias com colegas, mas esse é um assunto para outro post. 😉
Sei que é uma das escolhas mais difíceis e quero deixar algumas estratégias importantes para ajudar você. Aí vão:
✅ Brainstorming: Anote todas as áreas de atuação que tem em sua mente; pense nas várias possibilidades que a sua carreira oferece e faça uma lista (como uma “chuva de ideias”). Fazendo uma lista fica mais fácil escolher por exclusão.
E dica de ouro rs… você tb pode interligar algumas áreas afins e criar um nicho específico e exclusivo.
✅ Avalie seus talentos e habilidades. O que gosta de fazer? O que faz seu coração vibrar? Isso é fundamental. Afinal, trabalhar com paixão e com propósito também te destacará dos demais e será o seu “combustível” diário.
✅ Qual é a sua experiência anterior? O que já experimentou que gostou de fazer? Ou quais matérias mais se identifica desde a faculdade? Reflita sobre isso também.
✅ Qual público mais se identifica e gostaria de atender? Pessoa física? Pessoa jurídica (de pequeno, médio ou grande porte)? Gostaria de atender só mulheres, por exemplo? Ou tanto faz?
Em minha metodologia de posicionamento e de modelo de negócios em treinamentos fechados e mentorias trabalho o “método PHD” – paixão, habilidade e demanda de mercado. Onde você encontra uma interseção para se posicionar no mercado de forma única.
Tenho muito mais a aprofundar, mas estou certa de que esse insight inicial vai te ajudar muito!
E aí gostou do conteúdo? Qual a sua dúvida? Deixa aqui nos comentários. E me siga no Instagram @eutatianacruz , pois por lá tem muito mais, inclusive em vídeos e em aulas!
Te espero por lá! Um abraço!