Sabemos que simplesmente esperar o cliente aparecer por uma indicação ou porque nos encontrou aleatoriamente é coisa do passado né?!
Precisamos prospectar. Precisamos agir. Não dá pra esperar acontecer, não é mesmo?!
Hoje em dia é preciso ser ativo e estratégico na prospecção de clientes, respeitando, claro, as limitações éticas na advocacia.
Você já parou pra avaliar quais são as reais necessidades e dores dos seus potenciais clientes e como você pode “oferecer” soluções e alternativas através dos seus serviços?
Pra mim essa é a base de todo trabalho de prospecção de clientes. Além, é claro, de começar escolhendo seu nicho e para quem você trabalha (personas).
Comece pesquisando sobre a empresa/pessoa (cliente ideal) e avalie quais são as necessidades/problemas e dores que ela enfrenta.
Ex: Startups que estão iniciando e precisam de orientação jurídica e também para lidar com suas demandas trabalhistas.
À partir disso estruture a “solução” jurídica que você pode “oferecer” e as pontes de conexão com esse potencial cliente.
Anote tudo e trace um plano de ação.
E muito importante. Dica de ouro!
Na hora da negociação: ofereça a transformação sem “juridiquês”
Fale sobre a “solução” para o problema do seu cliente em potencial.
A comunicação assertiva e com a solução clara é peça fundamental para o fechamento de contratos.
Em resumo: “venda o que eles querem e entregue o que eles precisam”.
Lembrando: Na advocacia tudo isso precisa respeitar as limitações éticas! Falarei disso em outro post.
E aí? As dicas ajudaram?
Boa semana! E vamos com tudo!?