A precificação de honorários nunca foi tarefa fácil e sabemos que a tabela da OAB serve apenas como uma referência.
Ok! Mas, como cobrar? Essa é uma das perguntas que mais ouço dos alunos e mentorandos.
A formação do preço envolve vários parâmetros e não poderia ser diferente, pois muitas são as variáveis de acordo com cada caso concreto, certo?
Precisamos conhecer esses parâmetros. Aí vão alguns:
✅ O seu ativo intangível (sua marca pessoal e do escritório). Porquê o cliente contrataria você? Qual é o seu diferencial e o seu posicionamento no mercado? E o quanto o seu potencial cliente enxerga isso?
Avaliar isso também ajudará a mensurar o valor da sua hora de trabalho. Já avaliou o valor da sua hora?
✅ Os custos que envolvem a sua atividade: Considere todos os custos fixos e variáveis. Ex (custo fixo): aluguel da sala, internet. Ex (custo variável) material de escritório.
Com isso faça uma média de custos por cliente.Ah e não esqueça dos tributos!
✅ O tipo de demanda: Avalie o tipo de processo; a complexidade da causa (nível de litigiosidade, jurisprudência, rito processual etc.); o tempo estimado para resolução, local da demanda etc.
✅ A capacidade financeira do cliente: Isso te ajudará a negociar e a oferecer melhores condições de parcelamento, por exemplo.
✅ A praça (localidade): Considere o mercado em que atua. A chamada lei da oferta e da procura tb conta.
Há outros parâmetros, mas hoje ficamos por aqui. Rs…
E aí? Gostou do conteúdo? Quais desses itens você já considera? Me conta nos comentários 😉